A ABMES tem a satisfação de conceder à sua instituição de educação superior (IES), FIP - FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL, o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, certificando a participação na 18ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

Saiba mais ...


QUEM MUDA GANHA!

Faça sua transferência para a FIP e garanta 60% de desconto, durante o primeiro semestre do seu curso e 50% de desconto a partir do seu segundo semestre.

Inscreva-se em um de nossos cursos aqui.


A FIP é nota máxima no reconhecimento do curso de Administração

Saiba mais ...

Somos nota 5, nota máxima - Credenciamento Ensino a Distancia

Saiba mais ...

Segundo o ENADE 2021 a FIP é a melhor faculdade de Licenciatura de Cotia

Saiba mais ...

ENADE 2022

Saiba mais ...

EXCELENTES RESULTADOS EM NOSSOS CURSOS
Conceito 4 em em MARKETING e GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Veja nossos outros cursos.

1° CONSULTORIA Jr.
Inscreva-se gratuitamente, na 1° Consultoria Jr. FIP para Cotia e Região e converse com nossos alunos e professores a respeito

Inscreva-se

REVISTA CIENTÍFICA

"ESPAÇO ACADÊMICO" Saiba mais ...

13/10/2022

V JORNADA ACADÊMICA – FÓRUM DE EDUCAÇÃO

V JORNADA ACADÊMICA – FÓRUM DE EDUCAÇÃO

ABORDAGENS TRANSVERSAIS NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO

13/10

19h00 - 19h10 Profª. Drª. Lúcia Matias – Coordenadora do Curso de Pedagogia

19h10 - 20h00

Palestra: Leitura e Interpretação: Proficiência e Análise compreensiva

Prof. Me. Cássio Henrique de Oliveira  – FIP Cotia

Mestre em Psicopedagogia

Possui mestrado em Psicopedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2003). Atualmente é professor de Língua Portuguesa do Sistema COC de Educação e Comunicação, Faculdades Integradas Potencial FIP, Colégio Objetivo Espaço Potencial e Colégio da Polícia Militar. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Participou da banca de elaboração das provas de Língua Portuguesa de vários Vestibulares da FATEC.


20h00 – 20h10

Questões e debates

 

20h10 - 21h20

Palestra: Educação Ambiental: Práticas possíveis

Profa. Me. Rosângela Aparecida da Silva Libório – FIP Cotia –  Mestre em Ciências da Educação

Alunas do 8º. Semestre do curso de Pedagogia

Tenho mestrado em Ciências da Educação pela Escola Superior de Educação Almeida Garret (Universidade Lusofona) (2013), Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocinio (1996) . Atualmente atuando na Faculdade Integrada Potencial e na Faculdade Mário Schenberg e professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e estou atualmente no cargo de coordenadora pedagógica.

 

21h20 – 21h30: Questões e debates

21h30 Encerramento - Profª. Drª.  Lúcia Matias – Coordenadora do Curso de Pedagogia

 

 

------------------------------------------------------------------------------------

 

14/10

19h00 - 19h10 Profª. Drª.  Lúcia Matias – Coordenadora dos do Curso de Pedagogia

19h10 - 20h00

Palestra: Tecnologias da Informação e Comunicação: os rumos da acessibilidade pedagógica

Profaª. Drª. Ana Paula Ferreira da Silva – PUCSP

Doutora em Educação na área das Ciências Sociais

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019 - atual), onde coordena o projeto de pesquisa "Processos educacionais e conectividade". Possui Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005/2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Mackenzie (2002). Trabalhou como docente na rede pública de educação municipal de São Paulo (2002/2004) e coordenou a área de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - (bolsista Capes - 2014 - 2017). Foi assistente de Pesquisa na Fundação Carlos Chagas (2010-2014 / 2018 - 2019). Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, pesquisando principalmente os temas: processo de escolarização, didática e práticas de ensino, tecnologias digitais e virtuais, desigualdade social e etnografia.

 

20h00 – 20h10

Questões e debates

20h10 às 21h00: Palestra: Políticas Educacionais: A garantia dos direitos humanos, inclusão e diversidade

Profª. Drª. Adriana Patrício Delgado – UFRJ

Doutora em Educação na área das Ciências Sociais

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade. Especialização em Psicopedagogia e Tecnologia Educacional. Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Nove de Julho. Atuou como docente na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e também como Coordenadora Pedagógica na Educação Básica. Experiência no ensino superior há 22 anos como professora de graduação, pós-graduação e em setores administrativos, como Analista de Avaliação Institucional e Coordenação Pedagógica. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vinculada ao Departamento de Didática - Faculdade de Educação, onde atua nos cursos de licenciatura ministrando as disciplinas Didática, Currículo e Profissão Docente. Desenvolve pesquisas na área da Formação de Professores, Didática e Currículo. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia. Membro do GT Trabalho e Formação de Professores vinculado ao Laboratório de Pesquisa COLEMARX - Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação. Membro do Fórum Estadual de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia do Rio de Janeiro. Coordena o Projeto de Extensão "Pensadeiros na Escola".

 

21h00 – 21h10: Questões e debates

21h10 Encerramento - Profª. Drª. Lúcia Matias – Coordenadora do Curso de Pedagogia

 

Inscreva-se clicando AQUI