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FIP BIBLIOTECA



   CONHEÇA NOSSA ESTRUTURA





NOSSA HISTÓRIA

A Biblioteca FIP tem como missão, disseminar a informação com qualidade, disponibilizando serviços e produtos que acompanhem as transformações tecnológicas e sociais para produção do conhecimento, oferecendo suporte às atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de formação da Faculdades Integradas Potencial - FIP.

Para isso, tem atuado na transformação de cidadãos em profissionais qualificados, exercendo o papel desafiador de democratizar o conhecimento ampliando o acesso à cultura, fazendo uso pleno de inovações dentro do ambiente “biblioteca” (físico e/ou digital), para torná-lo cada vez mais atrativo.

Criada em 2016 como pré-requisito para autorização dos primeiros cursos de graduação, pós-graduação e credenciamento da FIP como Instituição de Ensino Superior, deu início às suas atividades com um acervo de mais de 1.400 (títulos) e 4.400 (exemplares), além de periódicos não correntes/ e assinatura de jornal digital O Estado de São Paulo.

Hoje em 2024, além da sua coleção impressa, disponibiliza em seu acervo de livros eletrônicos 204,460 mil e-books pela Plataforma Digital E-Livro, dando suporte aos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão (Presenciais e EaD), atendendo às necessidades bibliográficas por meio das fontes de informação disponíveis em formato impresso e/ou digital.



SERVIÇOS


SERVIÇOS PRESENCIAIS
• Acesso livre às estantes ;
• Consulta local(Livros/Ebook(s)/Periódicos/Revistas(Impressas/Digitais);
• Empréstimo domiciliar informatizado destinado aos alunos matriculados/professores, administrativo e demais usuários;
• Acesso local aos livros eletrônicos disponíveis aos usuários não matriculados, com acesso mediante login/senha da biblioteca;
• Orientação sobre o uso da Biblioteca e do acervo, por meio de treinamentos e palestras;
• Orientação quanto à normalização de trabalhos científicos (TA/TCC) e de referências bibliográficas;
• Orientação para elaboração de levantamentos bibliográficos;  
• Treinamento em recursos e serviços oferecidos pela biblioteca e disponível com conteúdos acadêmicos e/ou livre (Google Acadêmico/Minha Biblioteca/BV Pearson (plataformas digitais) /Bases de Dados);
• Terminais para digitação/acesso à web (e-mails/plataformas/vídeo-aulas, etc.), localizados na Biblioteca;
• Rede sem fio (Wi-Fi) disponível para uso livre;
• Consulta ao acervo pela comunidade externa com autorização antecipada Direção Geral/Acadêmica.


SERVIÇOS ELETRÔNICOS

ONLINE (7dias x 24h via web)
• • Consulta via site (Livros/Ebook(s), Coleção Periódicos/Revistas (Impressas/Digitais);
• Acesso ao Sistema PHL (Acesso ao site da IES https://fipcotia.edu.br/BIBLIOTECA / Catálogo Online / Login/Senha / BUSCA / RESERVA / EXTRATO (circulação (acompanhamento de empréstimos efetuados), RENOVAÇÃO, etc.);
  • Acesso aos livros eletrônicos disponíveis aos alunos matriculados/professores, mediante login e senha à Plataforma Digital – E-Livro;
• Tutoriais com o passo a passo de uso das Plataformas E-Livro/sistema PHL.

ATENDIMENTO VIA EMAIL/WHATS/Telefone
• Orientação quanto à normalização de trabalhos científicos (TA/TCC) e de referências bibliográficas;
• Levantamentos bibliográficos (artigos em pdf) para leitura e elaboração de TA(Trabalhos Acadêmicos) a partir de assunto específico;
• Envio de ALERTAS de conteúdos enviados pelos Periódicos assinados pela IES , com indicações aos novos fascículos recebidos.


POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO

As regras de utilização da Biblioteca estão oficialmente definidas no Regulamento Interno, Neste são abordados uso e conservação do acervo e instalações , regras de disciplina, e a disponibilidade dos serviços prestados.

A quantidade de material emprestado e os prazos para devolução variam-se de acordo com a categoria do usuário. Estão à disposição os serviços de reserva e renovação de material.

Não estão sujeitos a empréstimos obras de referência, de consulta local.

O material emprestado é intransferível e a sua guarda é de total responsabilidade do usuário que o retirou da Biblioteca, a quem cumpre zelar pelo cumprimento dos prazos de empréstimos e conservação do acervo.

REGULAMENTO INTERNO
(Acesso à integra)

POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO

As fontes de informação que compõem o acervo da Biblioteca-FIP, são adquiridos a partir dos pedidos de compra feitos pelo Corpo Docente, Coordenação de Curso e/ou Direção. Todo o processo é centralizado pela Biblioteca : cotações, processamento técnico, cadastramento em catálogo e disponibilização (impresso e/ou digital) ao usuário.

As indicações são a partir das bibliografias básica e complementar dos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão (Presencial e/ou EaD), de acordo com as necessidades de cada disciplina, sugestões e indicações.

O quantitativo do acervo é definido de acordo com a demanda do uso da obra, tendo como base recomendações de órgãos oficiais de educação (Ministério da Educação - MEC) , através de Instrumentos de Avaliação e políticas definidas na IES(Instituição de Ensino Superior).

Política Atualização do Acervo (Desenvolvimento de Coleções)
(Acesso à integra)


POLÍTICA DE INFORMATIZAÇÃO

A Biblioteca-FIP apresenta através do site https://www.fipcotia.edu.br , a estrutura completa da Biblioteca, suas diferentes fontes de informação(impressas/digitais), além de acesso completo ao conteúdo de suas políticas.

No período de 2016/2021, a Biblioteca inicia suas atividades com o Sistema SophiA Biblioteca, desenvolvido e mantido pela PRIMA, fundada em 1993 por profissionais do ITA e da Unicamp, especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento de instituições de ensino curriculares, escolas de cursos livres, bibliotecas e acervos não-bibliográficos. O software baseia-se nos padrões internacionais de catalogação e comunicação de dados (MARC-21, ISO2709, Z39.50 cliente e servidor, XML e OAI-PMH), e contabiliza mais de 600 instituições usuárias, entre universidades, escolas, empresas, órgãos culturais e públicos, no Brasil e exterior.

No entanto em 2022 por decisões administrativas e funcionais relacionadas ao Sistema SophiA, optou-se pela substituição para o Sistema PHL desenvolvido pela INFOARTE e mantido pela NorteTelecom, fundada em 1998 pelo Bibliotecário Prof. Elysio Mira Soares de Oliveira, especialista em Sistemas de Informação e em base de dados Isis. O software baseia-se nos padrões bibliográficos: PHL/Standard e LILACS/Bireme, intercâmbio de informação no padrão ISO 2709. Contabiliza mais de 450 instituições usuárias online e mais de 3000 mil usuários em modo localhost, entre universidades, escolas, empresas, órgãos culturais e públicos, no Brasil e exterior.

O PHL oferece gerenciamento de coleções e serviços de bibliotecas/centros de informações com todas as rotinas de serviços necessárias : processamento técnico (aquisição, catalogação, indexação, tombamento, controle de periódicos, controle de assinaturas), circulação de materiais(empréstimo, renovação, reserva), registro de usuários, impressão de etiquetas de lombada, contabilização de estatísticas de uso, emissão de diversos tipos de relatórios em conformidade com critérios recomendados pelo MEC / CAPES.


ORGANIZAÇÃO TÉCNICA DO ACERVO


O acervo é organizado obedecendo a critérios biblioteconômicos internacionais de padronização.
Para o processamento técnico dos livros o código de catalogação utilizado é o Anglo American Cataloguing Rules, 2nd ed. (AACR2).
O sistema de classificação - Dewey Decimal Classification (CDD), 23th ed.
Para indicação de autoria das obras é utilizado a Tabela de Cutter-Sanborn .