CURSO DE LETRAS
OBJETIVO GERAL
Os objetivos fundamentais de um Curso de Graduação em Licenciatura em Letras (Português-Inglês) são estruturados para formar profissionais qualificados para atuar como professores de língua portuguesa, língua inglesa e suas respectivas literaturas, com ênfase em aspectos teóricos, pedagógicos e culturais. Esses objetivos podem ser sintetizados nos seguintes pontos:
1. Formação Pedagógica
• Capacitar os estudantes para planejar, executar e avaliar práticas de ensino que promovam a aprendizagem de forma inclusiva e eficiente.
• Desenvolver competências pedagógicas e metodológicas voltadas para o ensino da língua portuguesa e da língua inglesa em diferentes níveis de ensino (fundamental e médio).
2. Domínio Linguístico
• Proporcionar o domínio avançado da língua portuguesa e inglesa, tanto em suas formas orais quanto escritas, com ênfase na gramática, fonética, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática.
3. Estudo Literário
• Promover o conhecimento aprofundado das literaturas em língua portuguesa e inglesa, abordando suas produções, contextos históricos e culturais, além de suas relações com a sociedade.
4. Reflexão Crítica
• Desenvolver uma visão crítica sobre a linguagem como fenômeno social e cultural, explorando suas variações, mudanças e impactos na construção de identidades e relações sociais.
5. Pesquisa e Extensão
• Incentivar a realização de pesquisas nas áreas de linguística, literatura e ensino, contribuindo para o avanço do conhecimento e a inovação educacional.
• Estimular a participação em projetos de extensão que promovam a interação entre a universidade e a comunidade.
6. Formação Ética e Cultural
• Preparar profissionais conscientes de seu papel social e ético, capazes de contribuir para a valorização da diversidade linguística e cultural.
7. Prática e Experiência
• Proporcionar experiências práticas, como estágios supervisionados, que aproximem o estudante da realidade do ensino e favoreçam o desenvolvimento de habilidades docentes.
Esses objetivos são complementados por visarem a formação de educadores reflexivos, críticos e preparados para os desafios contemporâneos da educação.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
a) Formar profissionais da educação que possam atuar como docentes nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Profissionalizante;
b) Compreender o funcionamento da linguagem humana;
c) Compreender a heterogeneidade constitutiva dos discursos com que os homens exprimem sua visão de mundo;
d) Compreender como se constitui um sistema literário específico e a relevância da literatura na expressão da experiência humana;
e) Desenvolver práticas educacionais que contemplem aplicação de contribuições dos campos de conhecimentos, aplicadas às múltiplas necessidades socioculturais dos sujeitos, reconhecendo-os como cidadãos e futuros trabalhadores;
f) Estimular a pesquisa, investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, na coordenação, na avaliação de práticas educativas, de modo a promover ações educativas conscientes e autônomas, que visem atender a toda a sociedade, respeitando sua idiossincrasia e diversidade;
g) Dar significado e aprofundamento ao conhecimento acadêmico, mediante a contextualização e a interdisciplinaridade, estimulando o raciocínio e a capacidade de aprender de todos os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem;
h) Preparar cidadãos e profissionais aptos para a intervenção na realidade, de forma empreendedora e criativa, ampliando os campos de atuação profissional;
i) Motivar a observação, análise, execução e avaliação do ato docente e de suas repercussões no processo ensino-aprendizagem;
j) Incentivar a discussão e análise transdisciplinar e interdisciplinar dos conteúdos sociais da modernidade, colocando em pauta diversos temas relevantes em nossa sociedade como sustentabilidade, identidade, questões de gênero, cidadania e consciência política, discriminação, ética e valores.
MERCADO DE TRABALHO
O egresso do curso de Letras forma professor das redes públicas, privadas, terceiro setor e cursinhos pré-vestibulares.
A atuação será em língua portuguesa elíngua inglesa para atuar no ensino fundamental e médio.
O Curso de Letras possibilita trabalhar no mercado editorial ou empresarial e ainda atuar como tradutor e tradutor juramentado.
Este profissional pode atuar em cargos que estejam relacionados com a comunicação escrita ou falada.
A atuação pode ser em Revisão de Textos, Editoração, Produção de Textos, Tradução, Interpretação, Autônomos (consultoria, aulas particulares e marketing digital).
PRÁTICAS
As políticas educativas do estágio supervisionado ou remunerado permitem que o aluno tenha a oportunidade de aliar a teoria à prática profissional.
No curso de Letras, são elaborados relatórios descritivos das atividades, as quais são acompanhadas pelo docente responsável/supervisor de estágio e pela coordenação de estágios.
Estes estágios envolvem atividades de observação e prática, conforme o previsto na legislação vigente, para estágios.
O Estágio no curso de Letras tem como objetivo final contribuir de forma prática e efetiva aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, tendo a possibilidade de com seu formato temático semestral, o discente tirar dúvidas na sala de aula e ponderar junto aos docentes em novas possibilidades e pontos de reflexão da prática e teorias pedagógica na formação e orientação dos licenciados.
Estão previstas ações de parcerias e convênios com instituições educacionais públicas e particulares da região.
O estágio é o campo de treinamento, espaço de aprendizagem do fazer concreto das ideias e propostas dos cursos da FIP, onde uma variedade de situações, de atividades de aprendizagem profissional se manifestam para o estagiário tendo em vista sua profissionalização.
As práticas são realizadas na área de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Norte Americana. A Prática ocorrerá no Ensino Fundamental e Médio.
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS - 1° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
---|---|---|
Filosofia da Educação | 80 | |
Sociologia da Educação | 40 | |
História da Educação | 40 | |
Psicologia da Educação | 80 | |
Língua Portuguesa I | 80 | |
Fundamentos da Didática | 40 | |
Metodologia da Pesquisa I | 40 | |
DISCIPLINAS - 2° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Língua Inglesa I | 80 | |
Língua Portuguesa II | 80 | |
Teoria da Literatura I | 80 | |
Leitura e Produção de Textos I | 80 | |
Metodologia do Ensino e Língua Portuguesa | 80 | |
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Ensino Fundamental | 50 | |
DISCIPLINAS - 3° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Fundamentos do Latim | 80 | |
Leitura e Produção de Textos II | 80 | |
Língua Inglesa II | 40 | |
Língua Portuguesa III | 80 | |
Linguística I | 40 | |
Literatura Brasileira I | 40 | |
Filologia | 40 | |
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Ensino Fundamental | 50 | |
DISCIPLINAS - 4° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Libras I - Língua Brasileira de Sinais | 40 | |
Leitura e Produção de Texto III | 80 | |
Língua Inglesa III | 40 | |
Língua Portuguesa IV | 80 | |
Linguística II | 40 | |
Literatura Brasileira II | 40 | |
Pesquisa e Educação | 40 | |
Diversidade e Educação Inclusiva | 40 | |
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Ensino Médio | 50 | |
DISCIPLINAS - 5° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Libras II - Língua Brasileira de Sinais | 40 | |
Leitura e Produção de Texto IV | 40 | |
Língua Inglesa IV | 40 | |
Língua Portuguesa V | 80 | |
Literatura Portuguesa I | 40 | |
Psicolinguística | 40 | |
Neurolinguística | <40 | |
Literatura Infanto Juvenil | 80 | |
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Médio e Língua Inglesa - Fundamental | 50 | |
DISCIPLINAS - 6° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Leitura e Produção de Texto V | 40 | |
Língua Inglesa V | 40 | |
Língua Portuguesa VI | 80 | |
Ética, Cidadania, Relações Étnicas-Raciais, Afro Descendentes e Educação | 40 | |
Literatura Portuguesa II | 40 | |
Metodologia do Ensino da Literatura | 80 | |
Sociolinguística | 40 | |
Metodologia do ensino da Língua Inglesa | 40 | |
Estágio supervisionado: Língua Inglesa - Ensino Fundamental | 50 | |
DISCIPLINAS - 7° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Leitura e Produção de Texto VI | 40 | |
Língua Inglesa VI | 40 | |
Língua Portuguesa VII | 80 | |
Metodologia do Ensino da Língua Inglesa | 80 | |
Literatura Inglesa I | 80 | |
Metodologia da Pesquisa II | 80 | |
Disciplina Eletiva | 40 | |
Estágio Supervisionado: Língua Inglesa - Médio | 50 | |
Trabalho de Conclusão de Curso | 40 | |
DISCIPLINAS - 8° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Tecnologias Modernas Aplicadas à Educação | 80 | |
Antropologia na Educação - Ensino no Campo e nas Comunidades Indígenas | 40 | |
Seminários das Prát. da Educ. Amb. e das Diferenças de Gênero, Étnicas e Minorias | 80 | |
Leitura e Produção de Texto VII | 40 | |
Língua Inglesa VII | 40 | |
Língua Portuguesa VIII | 80 | |
Metodologia da Pesquisa III | 40 | |
Estágio Supervisionado: Língua Inglesa - Médio | 50 | |
Trabalho de Conclusão de Curso | 40 |