OBJETIVO GERAL
O Curso de Licenciatura em Letras– Português-Inglêstem como objetivo geral proporcionar uma concepção formativa que traz como fundamento a postura investigativa do estudante no que se refere aos estudos linguísticos e literários, um conhecimento aprofundado dos diferentes aspectos da linguagem humana, passível de aplicação em inúmeros campos de atividade.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
a) Formar profissionais da educação que possam atuar como docentes nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Profissionalizante;
b) Compreender o funcionamento da linguagem humana;
c) Compreender a heterogeneidade constitutiva dos discursos com que os homens exprimem sua visão de mundo;
d) Compreender como se constitui um sistema literário específico e a relevância da literatura na expressão da experiência humana;
e) Desenvolver práticas educacionais que contemplem aplicação de contribuições dos campos de conhecimentos, aplicadas às múltiplas necessidades socioculturais dos sujeitos, reconhecendo-os como cidadãos e futuros trabalhadores;
f) Estimular a pesquisa, investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, na coordenação, na avaliação de práticas educativas, de modo a promover ações educativas conscientes e autônomas, que visem atender a toda a sociedade, respeitando sua idiossincrasia e diversidade;
g) Dar significado e aprofundamento ao conhecimento acadêmico, mediante a contextualização e a interdisciplinaridade, estimulando o raciocínio e a capacidade de aprender de todos os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem;
h) Preparar cidadãos e profissionais aptos para a intervenção na realidade, de forma empreendedora e criativa, ampliando os campos de atuação profissional;
i) Motivar a observação, análise, execução e avaliação do ato docente e de suas repercussões no processo ensino-aprendizagem;
j) Incentivar a discussão e análise transdisciplinar e interdisciplinar dos conteúdos sociais da modernidade, colocando em pauta diversos temas relevantes em nossa sociedade como sustentabilidade, identidade, questões de gênero, cidadania e consciência política, discriminação, ética e valores.
MERCADO DE TRABALHO
O egresso do curso de Letras forma professor das redes públicas, privadas, terceiro setor e cursinhos pré-vestibulares.
A atuação será em língua portuguesa elíngua inglesa para atuar no ensino fundamental e médio.
O Curso de Letras possibilita trabalhar no mercado editorial ou empresarial e ainda atuar como tradutor e tradutor juramentado.
Este profissional pode atuar em cargos que estejam relacionados com a comunicação escrita ou falada.
A atuação pode ser em Revisão de Textos, Editoração, Produção de Textos, Tradução, Interpretação, Autônomos (consultoria, aulas particulares e marketing digital).
PRÁTICAS
As políticas educativas do estágio supervisionado ou remunerado permitem que o aluno tenha a oportunidade de aliar a teoria à prática profissional.
No curso de Letras, são elaborados relatórios descritivos das atividades, as quais são acompanhadas pelo docente responsável/supervisor de estágio e pela coordenação de estágios.
Estes estágios envolvem atividades de observação e prática, conforme o previsto na legislação vigente, para estágios.
O Estágio no curso de Letras tem como objetivo final contribuir de forma prática e efetiva aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, tendo a possibilidade de com seu formato temático semestral, o discente tirar dúvidas na sala de aula e ponderar junto aos docentes em novas possibilidades e pontos de reflexão da prática e teorias pedagógica na formação e orientação dos licenciados.
Estão previstas ações de parcerias e convênios com instituições educacionais públicas e particulares da região.
O estágio é o campo de treinamento, espaço de aprendizagem do fazer concreto das ideias e propostas dos cursos da FIP, onde uma variedade de situações, de atividades de aprendizagem profissional se manifestam para o estagiário tendo em vista sua profissionalização.
As práticas são realizadas na área de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Norte Americana. A Prática ocorrerá no Ensino Fundamental e Médio.
DISCIPLINAS - 1° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
---|---|---|
Filosofia da Educação | 80 | |
Sociologia da Educação | 40 | |
História da Educação | 40 | |
Psicologia da Educação | 80 | |
Língua Portuguesa I | 80 | |
Fundamentos da Didática | 40 | |
Metodologia da Pesquisa I | 40 | |
DISCIPLINAS - 2° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Língua Inglesa I | 80 | |
Língua Portuguesa II | 80 | |
Teoria da Literatura I | 80 | |
Leitura e Produção de Textos I | 80 | |
Metodologia do Ensino e Língua Portuguesa | 80 | |
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Ensino Fundamental | 50 | |
DISCIPLINAS - 3° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Fundamentos do Latim | 80 | |
Leitura e Produção de Textos II | 80 | |
Língua Inglesa II | 40 | |
Língua Portuguesa III | 80 | |
Linguística I | 40 | |
Literatura Brasileira I | 40 | |
Filologia | 40 | |
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Ensino Fundamental | 50 | |
DISCIPLINAS - 4° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Libras I - Língua Brasileira de Sinais | 40 | |
Leitura e Produção de Texto III | 80 | |
Língua Inglesa III | 40 | |
Língua Portuguesa IV | 80 | |
Linguística II | 40 | |
Literatura Brasileira II | 40 | |
Pesquisa e Educação | 40 | |
Diversidade e Educação Inclusiva | 40 | |
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Ensino Médio | 50 | |
DISCIPLINAS - 5° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Libras II - Língua Brasileira de Sinais | 40 | |
Leitura e Produção de Texto IV | 40 | |
Língua Inglesa IV | 40 | |
Língua Portuguesa V | 80 | |
Literatura Portuguesa I | 40 | |
Psicolinguística | 40 | |
Neurolinguística | <40 | |
Literatura Infanto Juvenil | 80 | |
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Médio e Língua Inglesa - Fundamental | 50 | |
DISCIPLINAS - 6° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Leitura e Produção de Texto V | 40 | |
Língua Inglesa V | 40 | |
Língua Portuguesa VI | 80 | |
Ética, Cidadania, Relações Étnicas-Raciais, Afro Descendentes e Educação | 40 | |
Literatura Portuguesa II | 40 | |
Metodologia do Ensino da Literatura | 80 | |
Sociolinguística | 40 | |
Metodologia do ensino da Língua Inglesa | 40 | |
Estágio supervisionado: Língua Inglesa - Ensino Fundamental | 50 | |
DISCIPLINAS - 7° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Leitura e Produção de Texto VI | 40 | |
Língua Inglesa VI | 40 | |
Língua Portuguesa VII | 80 | |
Metodologia do Ensino da Língua Inglesa | 80 | |
Literatura Inglesa I | 80 | |
Metodologia da Pesquisa II | 80 | |
Disciplina Eletiva | 40 | |
Estágio Supervisionado: Língua Inglesa - Médio | 50 | |
Trabalho de Conclusão de Curso | 40 | |
DISCIPLINAS - 8° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | |
Tecnologias Modernas Aplicadas à Educação | 80 | |
Antropologia na Educação - Ensino no Campo e nas Comunidades Indígenas | 40 | |
Seminários das Prát. da Educ. Amb. e das Diferenças de Gênero, Étnicas e Minorias | 80 | |
Leitura e Produção de Texto VII | 40 | |
Língua Inglesa VII | 40 | |
Língua Portuguesa VIII | 80 | |
Metodologia da Pesquisa III | 40 | |
Estágio Supervisionado: Língua Inglesa - Médio | 50 | |
Trabalho de Conclusão de Curso | 40 |