FIP FACULDADES INTEGRADAS POTENCIAL | CURSO DE LETRAS
FIP - Faculdades Integradas Potencial








CURSO DE LETRAS

OBJETIVO GERAL

Os objetivos fundamentais de um Curso de Graduação em Licenciatura em Letras (Português-Inglês) são estruturados para formar profissionais qualificados para atuar como professores de língua portuguesa, língua inglesa e suas respectivas literaturas, com ênfase em aspectos teóricos, pedagógicos e culturais. Esses objetivos podem ser sintetizados nos seguintes pontos:

1. Formação Pedagógica
• Capacitar os estudantes para planejar, executar e avaliar práticas de ensino que promovam a aprendizagem de forma inclusiva e eficiente.
• Desenvolver competências pedagógicas e metodológicas voltadas para o ensino da língua portuguesa e da língua inglesa em diferentes níveis de ensino (fundamental e médio).

2. Domínio Linguístico
• Proporcionar o domínio avançado da língua portuguesa e inglesa, tanto em suas formas orais quanto escritas, com ênfase na gramática, fonética, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática.

3. Estudo Literário
• Promover o conhecimento aprofundado das literaturas em língua portuguesa e inglesa, abordando suas produções, contextos históricos e culturais, além de suas relações com a sociedade.

4. Reflexão Crítica
• Desenvolver uma visão crítica sobre a linguagem como fenômeno social e cultural, explorando suas variações, mudanças e impactos na construção de identidades e relações sociais.

5. Pesquisa e Extensão • Incentivar a realização de pesquisas nas áreas de linguística, literatura e ensino, contribuindo para o avanço do conhecimento e a inovação educacional.
• Estimular a participação em projetos de extensão que promovam a interação entre a universidade e a comunidade.

6. Formação Ética e Cultural
• Preparar profissionais conscientes de seu papel social e ético, capazes de contribuir para a valorização da diversidade linguística e cultural.

7. Prática e Experiência
• Proporcionar experiências práticas, como estágios supervisionados, que aproximem o estudante da realidade do ensino e favoreçam o desenvolvimento de habilidades docentes.

Esses objetivos são complementados por visarem a formação de educadores reflexivos, críticos e preparados para os desafios contemporâneos da educação.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

a) Formar profissionais da educação que possam atuar como docentes nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Profissionalizante;
b) Compreender o funcionamento da linguagem humana;
c) Compreender a heterogeneidade constitutiva dos discursos com que os homens exprimem sua visão de mundo;
d) Compreender como se constitui um sistema literário específico e a relevância da literatura na expressão da experiência humana;
e) Desenvolver práticas educacionais que contemplem aplicação de contribuições dos campos de conhecimentos, aplicadas às múltiplas necessidades socioculturais dos sujeitos, reconhecendo-os como cidadãos e futuros trabalhadores;
f) Estimular a pesquisa, investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, na coordenação, na avaliação de práticas educativas, de modo a promover ações educativas conscientes e autônomas, que visem atender a toda a sociedade, respeitando sua idiossincrasia e diversidade;
g) Dar significado e aprofundamento ao conhecimento acadêmico, mediante a contextualização e a interdisciplinaridade, estimulando o raciocínio e a capacidade de aprender de todos os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem;
h) Preparar cidadãos e profissionais aptos para a intervenção na realidade, de forma empreendedora e criativa, ampliando os campos de atuação profissional;
i) Motivar a observação, análise, execução e avaliação do ato docente e de suas repercussões no processo ensino-aprendizagem;
j) Incentivar a discussão e análise transdisciplinar e interdisciplinar dos conteúdos sociais da modernidade, colocando em pauta diversos temas relevantes em nossa sociedade como sustentabilidade, identidade, questões de gênero, cidadania e consciência política, discriminação, ética e valores.

MERCADO DE TRABALHO

O egresso do curso de Letras forma professor das redes públicas, privadas, terceiro setor e cursinhos pré-vestibulares.
A atuação será em língua portuguesa elíngua inglesa para atuar no ensino fundamental e médio.
O Curso de Letras possibilita trabalhar no mercado editorial ou empresarial e ainda atuar como tradutor e tradutor juramentado.
Este profissional pode atuar em cargos que estejam relacionados com a comunicação escrita ou falada.
A atuação pode ser em Revisão de Textos, Editoração, Produção de Textos, Tradução, Interpretação, Autônomos (consultoria, aulas particulares e marketing digital).

PRÁTICAS

As políticas educativas do estágio supervisionado ou remunerado permitem que o aluno tenha a oportunidade de aliar a teoria à prática profissional.
No curso de Letras, são elaborados relatórios descritivos das atividades, as quais são acompanhadas pelo docente responsável/supervisor de estágio e pela coordenação de estágios.
Estes estágios envolvem atividades de observação e prática, conforme o previsto na legislação vigente, para estágios.
O Estágio no curso de Letras tem como objetivo final contribuir de forma prática e efetiva aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, tendo a possibilidade de com seu formato temático semestral, o discente tirar dúvidas na sala de aula e ponderar junto aos docentes em novas possibilidades e pontos de reflexão da prática e teorias pedagógica na formação e orientação dos licenciados.
Estão previstas ações de parcerias e convênios com instituições educacionais públicas e particulares da região.
O estágio é o campo de treinamento, espaço de aprendizagem do fazer concreto das ideias e propostas dos cursos da FIP, onde uma variedade de situações, de atividades de aprendizagem profissional se manifestam para o estagiário tendo em vista sua profissionalização.
As práticas são realizadas na área de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Norte Americana. A Prática ocorrerá no Ensino Fundamental e Médio.

GRADE CURRICULAR



<

DISCIPLINAS - 1° SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

Filosofia da Educação 80
Sociologia da Educação 40
História da Educação 40
Psicologia da Educação 80
Língua Portuguesa I 80
Fundamentos da Didática 40
Metodologia da Pesquisa I 40

DISCIPLINAS - 2° SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

Língua Inglesa I 80
Língua Portuguesa II 80
Teoria da Literatura I 80
Leitura e Produção de Textos I 80
Metodologia do Ensino e Língua Portuguesa 80
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Ensino Fundamental 50

DISCIPLINAS - 3° SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

Fundamentos do Latim 80
Leitura e Produção de Textos II 80
Língua Inglesa II 40
Língua Portuguesa III 80
Linguística I 40
Literatura Brasileira I 40
Filologia 40
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Ensino Fundamental 50

DISCIPLINAS - 4° SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

Libras I - Língua Brasileira de Sinais 40
Leitura e Produção de Texto III 80
Língua Inglesa III 40
Língua Portuguesa IV 80
Linguística II 40
Literatura Brasileira II 40
Pesquisa e Educação 40
Diversidade e Educação Inclusiva 40
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Ensino Médio 50

DISCIPLINAS - 5° SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

Libras II - Língua Brasileira de Sinais 40
Leitura e Produção de Texto IV 40
Língua Inglesa IV 40
Língua Portuguesa V 80
Literatura Portuguesa I 40
Psicolinguística 40
Neurolinguística40
Literatura Infanto Juvenil 80
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa - Médio e Língua Inglesa - Fundamental 50

DISCIPLINAS - 6° SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

Leitura e Produção de Texto V 40
Língua Inglesa V 40
Língua Portuguesa VI 80
Ética, Cidadania, Relações Étnicas-Raciais, Afro Descendentes e Educação 40
Literatura Portuguesa II 40
Metodologia do Ensino da Literatura 80
Sociolinguística 40
Metodologia do ensino da Língua Inglesa 40
Estágio supervisionado: Língua Inglesa - Ensino Fundamental 50

DISCIPLINAS - 7° SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

Leitura e Produção de Texto VI 40
Língua Inglesa VI 40
Língua Portuguesa VII 80
Metodologia do Ensino da Língua Inglesa 80
Literatura Inglesa I 80
Metodologia da Pesquisa II 80
Disciplina Eletiva 40
Estágio Supervisionado: Língua Inglesa - Médio 50
Trabalho de Conclusão de Curso 40

DISCIPLINAS - 8° SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

Tecnologias Modernas Aplicadas à Educação 80
Antropologia na Educação - Ensino no Campo e nas Comunidades Indígenas 40
Seminários das Prát. da Educ. Amb. e das Diferenças de Gênero, Étnicas e Minorias 80
Leitura e Produção de Texto VII 40
Língua Inglesa VII 40
Língua Portuguesa VIII 80
Metodologia da Pesquisa III 40
Estágio Supervisionado: Língua Inglesa - Médio 50
Trabalho de Conclusão de Curso 40


.VALOR DA MENSALIDADE
de: R$ 853,86
por: R$ 426,93





DEIXE SEU CONTATO

Mensagem: