12/09/2019

II FÓRUM DE SAÚDE MENTAL

O Brasil ocupa atualmente a 8ª posição no mundo em número de suicídios. Enquanto os índices de suicídio caem em todo o mundo, a taxa entre adolescentes que vivem em grandes cidades brasileiras aumentou cerca de 24% entre 2006 e 2015, conforme pesquisa realizada pela Unifesp e é até três vezes maior entre jovens do sexo masculino.

Diante de dados tão alarmantes, em apoio à iniciativa de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo” e por entender que falar sobre o assunto é a solução, a FIP oferece o II Fórum de Saúde Mental.

 O Fórum foi realizado pelo NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico, representado por sua coordenadora, a Psicóloga Cláudia Martins e aconteceu no dia 11 de setembro na sede da FIP. O Tema do evento foi “Discutindo os fantasmas da mente” e contou com a participação de profissionais da área da Saúde, entre eles o Médico Psiquiatra, Dr. Arnaldo Zorzetto Filho; a Terapeuta Sistêmica Luci Caldeira, o Psicólogo, Danilo Negrão, a voluntária do Centro de Valorização da Vida - CVV, Aline Cristina Pequeno de Macedo. Além da presença do líder religioso, Pastor Marcelo Nunes da Silva e da Psicopedagoga e Docente da FIP, Thaís Emília de Campos dos Santos.

O evento foi aberto para a comunidade e convidados. Houve interação entre os palestrantes e o público, através de perguntas e respostas.

A FIP, representada por sua Direção Geral, trabalha com responsabilidade social e valorização da vida, dessa forma, lembramos que a FIP disponibiliza aos seus alunos atendimento Psicopedagógico, sem qualquer custo adicional, mediante a agendamento prévio.

Alguns canais de ajuda:

cvv.org.br

188 (ligação gratuita / 24hs)

Samu 192

 

#Todos pela vida

#Falar é a solução

#Juntos somos fortes


Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS). Genebra 2006 / Suicídio: Informando para Prevenir. Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) 2014.II FÓRUM DE SAÚDE MENTAL