HISTÓRICO
A Biblioteca da Faculdades Integradas Potencial tem por objetivo apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de seu acervo e dos seus serviços, atendendo toda a sua comunidade acadêmica.
Considerada como local de cultura, conhecimento, história, memória e aprendizado, a BIBLIOTECA dá suporte aos cursos oferecidos na IES, atendendo todas as necessidades bibliográficas.
Criada em 2016 como pré-requisito para autorização dos primeiros cursos de graduação, pós-graduação e credenciamento da FIP como Instituição de Ensino Superior.
Inicia suas atividades oferecendo um acervo de 1.400(títulos) e 4.400(exemplares), além de periódicos e jornais.
SERVIÇOS
Entre os serviços oferecidos pelo setor, destacamos :
• Consulta local;
• Sistema de Empréstimo/Renovação/Reserva on-line;
• Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos;
• Educação do usuário.
POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO
Deve-se observar as regras de utilização da Biblioteca constantes no Regulamento Interno, no que se refere à disciplina, uso e conservação do acervo e instalações, e da disponibilidade serviços prestados.
A quantidade de material emprestado e os prazos para devolução variam-se de acordo com a categoria do usuário. Estão à disposição os serviços de reserva e renovação de material.
Não estão sujeitos a empréstimos obras de referência, de consulta local.
O material emprestado é intransferível e a sua guarda é de total responsabilidade do usuário que o retirou da Biblioteca, a quem cumpre zelar pelo cumprimento dos prazos de empréstimos e conservação do acervo.
As sanções aplicadas pela Biblioteca estão dispostas no Regulamento Interno disponível da íntegra no site.
ORGANIZAÇÃO TECNICA DO ACERVO
A organização do acervo obedece a critérios biblioteconômicos internacionais de padronização.
Para o processamento técnico dos livros o código de catalogação utilizado é o Anglo American Cataloguing Rules, 2nd ed. (AACR2). O sistema de classificação - Dewey Decimal Classification (CDD), 21th ed.
POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO
A Biblioteca realiza o controle das aquisições de livros e periódicos desde o pedido de compra do corpo docente, verificação de dados, até o cadastramento para incorporação ao acervo.
O acervo é adquirido a partir de indicações das bibliografias básica e complementar dos docentes de graduação e da pós-graduação, de acordo com as necessidades de cada disciplina; sugestões e indicações do corpo discente, funcionários e usuários em geral, também são consideradas na atualização.
A quantidade de exemplares é determinada proporcionalmente ao número de alunos conforme as recomendações dos órgãos oficiais de educação e pela demanda de uso da obra.
POLÍTICA DE INFORMATIZAÇÃO
Uma biblioteca tem a importante função de disseminar a informação e ampliar o acesso à cultura. Além disso, existe hoje a real necessidade de oferecer produtos e serviços com a máxima qualidade, em qualquer segmento. Para isso, é imprescindível que a biblioteconomia acompanhe a evolução das tecnologias da informação.
O software de gestão de dados utilizado é o Sistema SophiA Biblioteca, desenvolvido e mantido pela PRIMA, fundada em 1993 por profissionais do ITA e da Unicamp, especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento de instituições de ensino curriculares, escolas de cursos livres, bibliotecas e acervos não-bibliográficos.
Moderno e de fácil utilização, o software baseia-se nos padrões internacionais de catalogação e comunicação de dados (MARC-21, ISO2709, Z39.50 cliente e servidor, XML e OAI-PMH), e contabiliza mais de 600 instituições usuárias, entre universidades, escolas, empresas, órgãos culturais e públicos, no Brasil e exterior.
O SophiA Biblioteca apresenta, controle de empréstimo para qualquer tipo de documento, reserva, geração de etiquetas de código de barras para empréstimo dos documentos, contabilização de estatísticas de uso, processamento técnico etc., emissão de diversos tipos de relatórios em conformidade com critérios recomendados pelo MEC / CAPES.
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