46141340 ouvidoria@fipcotia.edu.br



Cursos

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

OBJETIVO

Habilitar profissionais em nível de pós-graduação Lato Sensu para atuar na Educação Escolar, explorando a relação entre alfabetização e letramento e suas implicações no processo de aqui-sição da língua oral e escrita, os diferentes conceitos metodológicos e avaliativos na aprendizagem dos alunos.

PÚBLICO ALVO

O curso é destinado a profissionais graduados, interessados em desenvolver seus conhecimentos e contribuírem com a construção de novas ações metodológicas para os processos de alfabetização e letramento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fundamentos da Alfabetização e Letramento; • Alfabetização e Abordagem Fônica; • Alfabetização da Linguagem Escrita; • Alfabetização de Jovens e Adultos; • Alfabetização da Matemática; • Literatura Infanto-Juvenil e o Contar Histórias; • Ludicidade, Jogos e Recreação; • Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem; • Avaliação dos Processos de Alfabe-tização e Letramento;

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

OBJETIVO

Formar especialistas com a apropriação dos fundamentos pertinen-tes à atuação docente, com habilidade no uso das metodologias e dos recursos mais adequados para serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem do ensino superior.

PÚBLICO ALVO

O curso é destinado a educadores, professores, pedagogos, gestores, coordenadores e demais profis-sionais que atuam ou desejam atuar no contexto da educação, desde que porta-dores de diploma de graduação em curso superior.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Didática e Metodologia do Ensino Superior; • Metodologia da Pesquisa Cientifica; • Organização Pedagógica da escola: currículo, planejamento e avaliação; • Tecnologia aplicada à educação; • Políticas do Ensino Superior; • Produção de textos científicos; • Planejamento, Execução e Avaliação no Ensino Superior; • Prática docente no Ensino Superior; • Teorias de Aprendizagem; • Trabalho de Conclusão de Curso.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

OBJETIVO

Proporcionar conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais aos professores que atuam com alunos surdos inclusos no ensino regular, a fim de favorecer melhoria na comunicação, integração no processo ensino-apren-dizagem do surdo. Qualificar e formar profissionais na área da educação para atuar de forma integrada com outros profissionais, em contextos inclusivos e de respeito à diversidade e multicul-turalidade relacionados ao ensino em Libras

PÚBLICO ALVO

Professores, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeu-tas ocupacionais e público em geral de nível superior, que atuam ou desejam atuar na área de atendimento à pessoa com deficiência auditiva e surdez.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Fundamentos históricos, legais e culturais da surdez; • Aspectos linguísticos da Libras; • Didática do Ensino Superior; • História e Cultura: a Trajetória do Intérprete e sua Atuação; • Laboratório e Técnicas de Interpre-tação; Linguística e Língua de Sinais: • Compreender as Diferenças Linguísti-cas Metodologia da Pesquisa Científica; • Tecnologia e Laboratório de Interpre-tação em Libras; • Tradução e Competência Profissional: um Panorama da Teoria à Prática; • Trabalho de conclusão de curso.

NEUROPSICOPEDAGOGIA

OBJETIVO

Contribuir com a formação e profissionais das áreas de educação e saúde, conhecimento teórico e técni-co a respeito a neuropsicopedagogica, ou seja, ira aprofundar os processos de aprendizagem e seus problemas, com a compreensão do funcionamento do cérebro humano.

PÚBLICO ALVO

Destinado à profissionais de licenciatura e da área da saúde, que tenham interesse em aprofundar conhec-imentos relativos à intersecção cérebro aprendizagem humana.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Ciências Neurológicas; • Fundamentos da psicopedagogia; • Neurociência aplicada à apren-dizagem; • Avaliação psicopedagógica; • Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem; • Necessidades educacionais espe-ciais; • Problemas de aprendizagem; •Trabalho de conclusão de curso.