OBJETIVO
Habilitar profissionais em nível de pós-graduação Lato Sensu para atuar na Educação Escolar, explorando a relação entre alfabetização e letramento e suas implicações no processo de aqui-sição da língua oral e escrita, os diferentes conceitos metodológicos e avaliativos na aprendizagem dos alunos.
PÚBLICO ALVO
O curso é destinado a profissionais graduados, interessados em desenvolver seus conhecimentos e contribuírem com a construção de novas ações metodológicas para os processos de alfabetização e letramento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Fundamentos da Alfabetização e Letramento; Alfabetização e Abordagem Fônica; Alfabetização da Linguagem Escrita; Alfabetização de Jovens e Adultos; Alfabetização da Matemática; Literatura Infanto-Juvenil e o Contar Histórias; Ludicidade, Jogos e Recreação; Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem; Avaliação dos Processos de Alfabe-tização e Letramento;
OBJETIVO
Formar especialistas com a apropriação dos fundamentos pertinen-tes à atuação docente, com habilidade no uso das metodologias e dos recursos mais adequados para serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem do ensino superior.
PÚBLICO ALVO
O curso é destinado a educadores, professores, pedagogos, gestores, coordenadores e demais profis-sionais que atuam ou desejam atuar no contexto da educação, desde que porta-dores de diploma de graduação em curso superior.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Didática e Metodologia do Ensino Superior; Metodologia da Pesquisa Cientifica; Organização Pedagógica da escola: currículo, planejamento e avaliação; Tecnologia aplicada à educação; Políticas do Ensino Superior; Produção de textos científicos; Planejamento, Execução e Avaliação no Ensino Superior; Prática docente no Ensino Superior; Teorias de Aprendizagem; Trabalho de Conclusão de Curso.
OBJETIVO
Proporcionar conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais aos professores que atuam com alunos surdos inclusos no ensino regular, a fim de favorecer melhoria na comunicação, integração no processo ensino-apren-dizagem do surdo. Qualificar e formar profissionais na área da educação para atuar de forma integrada com outros profissionais, em contextos inclusivos e de respeito à diversidade e multicul-turalidade relacionados ao ensino em Libras
PÚBLICO ALVO
Professores, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeu-tas ocupacionais e público em geral de nível superior, que atuam ou desejam atuar na área de atendimento à pessoa com deficiência auditiva e surdez.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Fundamentos históricos, legais e culturais da surdez; Aspectos linguísticos da Libras; Didática do Ensino Superior; História e Cultura: a Trajetória do Intérprete e sua Atuação; Laboratório e Técnicas de Interpre-tação; Linguística e Língua de Sinais: Compreender as Diferenças Linguísti-cas Metodologia da Pesquisa Científica; Tecnologia e Laboratório de Interpre-tação em Libras; Tradução e Competência Profissional: um Panorama da Teoria à Prática; Trabalho de conclusão de curso.
OBJETIVO
Contribuir com a formação e profissionais das áreas de educação e saúde, conhecimento teórico e técni-co a respeito a neuropsicopedagogica, ou seja, ira aprofundar os processos de aprendizagem e seus problemas, com a compreensão do funcionamento do cérebro humano.
PÚBLICO ALVO
Destinado à profissionais de licenciatura e da área da saúde, que tenham interesse em aprofundar conhec-imentos relativos à intersecção cérebro aprendizagem humana.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Ciências Neurológicas; Fundamentos da psicopedagogia; Neurociência aplicada à apren-dizagem; Avaliação psicopedagógica; Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem; Necessidades educacionais espe-ciais; Problemas de aprendizagem; Trabalho de conclusão de curso.