OBJETIVO GERAL
O objetivo geral do Curso de Pedagogia é formar profissionais da educação, que possam atuar como docentes, na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; na coordenação e gestão educacional, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, estudos de políticas e gerenciamento educacional. A formação oferecida contemplará docência, planejamento, gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, a elaboração, execução, acompanhamento de programas e atividades educacionais formais e não formais.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
a. Observar e conhecer os princípios constitucionais e legais; a diversidade sociocultural e regional do país; a organização federativa do Estado brasileiro;
b. Desenvolver práticas educacionais que contemplem aplicação de contribuições dos campos de conhecimentos, aplicadas às múltiplas necessidades socioculturais dos sujeitos, reconhecendo-os como cidadãos e futuros trabalhadores;
c. Estimular a pesquisa, investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, na coordenação, na avaliação de práticas educativas, de modo a promover ações educativas conscientes e autônomas, que visem atender a toda a sociedade, respeitando sua idiossincrasia e diversidade;
d. Dar significado e aprofundamento ao conhecimento acadêmico, mediante a contextualização e a interdisciplinaridade, estimulando o raciocínio e a capacidade de aprender de todos os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem;
e. Preparar cidadãos e profissionais aptos para a intervenção na realidade, de forma empreendedora e criativa, ampliando os campos de atuação profissional;
f. Motivar a observação, análise, execução e avaliação do ato docente e de suas repercussões no processo ensino aprendizagem, bem como orientar práticas de gestão de processos educativos, na educação formal e informal.
g. Incentivar a discussão e análise transdisciplinar e interdisciplinar dos conteúdos sociais da modernidade, colocando em pauta diversos temas relevantes em nossa sociedade como: sustentabilidade, identidade, questões de gênero, cidadania e consciência política, discriminação, ética e valores.
MERCADO DE TRABALHO
O egresso do curso de Letras forma professor das redes públicas, privadas, terceiro setor e cursinhos pré-vestibulares.
A atuação será em língua portuguesa elíngua inglesa para atuar no ensino fundamental e médio.
O Curso de Letras possibilita trabalhar no mercado editorial ou empresarial e ainda atuar como tradutor e tradutor juramentado.
Este profissional pode atuar em cargos que estejam relacionados com a comunicação escrita ou falada.
A atuação pode ser em Revisão de Textos, Editoração, Produção de Textos, Tradução, Interpretação, Autônomos (consultoria, aulas particulares e marketing digital).
PRÁTICAS
As políticas educativas do estágio supervisionado ou remunerado permitem que o aluno tenha a oportunidade de aliar a teoria à prática profissional.
No curso de Pedagogia, são elaborados relatórios descritivos das atividades, as quais são acompanhadas pelo docente responsável/supervisor de estágio e pela coordenação de estágios.
Estes estágios envolvem atividades de observação e prática, conforme o previsto na legislação vigente, para estágios.
O Estágio no curso de pedagogia tem como objetivo final contribuir de forma prática e efetiva aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, tendo a possibilidade de com seu formato temático semestral, o discente tirar dúvidas na sala de aula e ponderar junto aos docentes em novas possibilidades e pontos de reflexão da prática e teorias pedagógica na formação e orientação dos licenciados.
Estão previstas ações de parcerias e convênios com instituições educacionais públicas e particulares da região.
O estágio é o campo de treinamento, espaço de aprendizagem do fazer concreto das ideias e propostas dos cursos da FIP, onde uma variedade de situações, de atividades de aprendizagem profissional se manifestam para o estagiário tendo em vista sua profissionalização.
As práticas são realizadas na educação infantil, ensino fundamental, Gestão escolar, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e espaços não escolares.
DISCIPLINAS - 1° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Filosofia da Educação | 80 |
Sociologia da Educação | 40 |
História da Educação | 40 |
Psicologia da Educação | 80 |
Estudos de Ortografia, Leitura e Interpretação | 80 |
Fundamentos da Didática | 40 |
Metodologia da Pesquisa I | 40 |
DISCIPLINAS - 2° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA |
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento | 80 |
Didática e Formação Docente | 80 |
Teoria e Metodologia da Educação Infantil | 80 |
Leitura e Produção de Textos | 80 |
Políticas, Legislação e Currículos da Educação Básica | 80 |
Estágio Supervisionado da Educação Infantil | 50 |
DISCIPLINAS - 3° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA |
Educação e Práticas da Educação para a Inclusão | 80 |
Gestão de Projetos Pedagógicos | 80 |
Dificuldades da Aprendizagem | 80 |
Teoria e Desenvolvimento da Língua Portuguesa | 80 |
Teoria e Desenvolvimento da Alfabetização e Letramento | 80 |
Estágio Supervisionado da Educação Infantil | 50 |
DISCIPLINAS - 3° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA |
Libras I - Língua Brasileira de Sinais | 40 |
Literatura Infantil | 80 |
Teoria e Desenvolvimento da Matemática | 80 |
Educação Infantil: Diferentes formas de linguagem | 80 |
Transtorno do Espectro Autista e TGD / Altas Habilidades e Superdotação | 80 |
Pesquisa e Educação | 40 |
Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I | 50 |
DISCIPLINAS - 5° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA |
Teoria do Desenvolvimento das Ciências | 80 |
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil | 80 |
Teoria e Desenvolvimento da Arte | 80 |
Educação para Jovens e Adultos | 40 |
Libras II - Língua Brasileira de Sinais | 40 |
Projeto Pedagógico nas Instituições não Educacionais | 80 |
Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental I | 50 |
DISCIPLINAS - 3° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA |
Teoria e Desenvolvimento da História e da Geografia | 80 |
Avaliação como parte do Processo de Aprendizagem | 80 |
Coordenação Pedagógica na Ação Escolar | 80 |
Ofícina e Prática de Produção de Materiais Pedagógicos | 80 |
Ética, Cidadania, Relações Étnicas-Raciais, Afro Descendentes e Educação | 40 |
Musicalidade | 40 |
Estágio Superivionado - Gestão | 100 |
DISCIPLINAS - 7° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA |
Teoria de Desenvolvimento da Educação Física e do Desenvolvimento Motor | 80 |
Metodologia da Pesquisa II | 40 |
Gestão de ações Educacionais em Ambientes não Escolares | 80 |
Gestão de Pessoas | 80 |
Trabalho e Educação | 40 |
Gestão das Organizações Educacionais e Planejamento Estratégico | 80 |
TCC | 40 |
Estágio Supervisionado - Gestão do Ambiente não Escolar | 100 |
DISCIPLINAS - 8° SEMESTRE | CARGA HORÁRIA |
Tecnologias Modernas Aplicadas à Educação | 80 |
Antropologia na Educação - Ensino no Campo e nas Comunidades Indígenas | 40 |
Educação e Meio Ambiente | 40 |
Seminários Avançados de Educação e Gestão | 80 |
Seminários das Práticas da Educação Ambiental e das Diferenças de Gênero, Étnicas e Minorias | 80 |
Legislação e Políticas Públicas Educacionais | 80 |
TCC | 40 |
Atividades Complementares | 200 |