Objetivos
A avaliação psicológica e o diagnóstico psicológico constituem-se em é uma área de conhecimento multidisciplinar que relaciona conceitos e aplicações transversais às áreas de psicologia e psiquiatria. Ela tem por objetivo estudar o ser humano por meio de seu comportamento identificável por meio de técnicas diagnósticas, relacionando-o com seu mundo interior e exterior. O curso de pós-graduação lato-sensu em Avaliação Psicológica e Psicologia Diagnóstica é um importante passo para professores e pedagogos se apropriarem desse conhecimento para aprimorar seus recursos cognitivos. O curso de especialização lato-sensu em Avaliação Psicológica e Psicologia Diagnóstica vai preparar você para ser um agente de transformação no auxílio a pacientes em processo psicoterapêutico. O curso aborda a aplicação dos conceitos de psicologia em técnicas de diagnóstico psicológico.
Se você é graduado em qualquer área, poderá cursar a pós-graduação lato-sensu em Avaliação Psicológica e Psicologia Diagnóstica, um curso indicado para quem trabalha ou pretende trabalhar direta ou indiretamente na área de psicologia ou licenciatura em áreas correlatas. No entanto, para emitir diagnósticos em psicologia terapêutica é necessário graduação em psicologia.
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
---|---|
FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA HUMANISTA | 72 h |
Os fundamentos da Psicologia Humanista como Terceira força da Psicologia. Principais influências e contribuições da Fenomenologia, Existencialismo e Humanismo a partir dos principais teóricos: Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e Merleau-Ponty. Introdução a Gestalt-terapia e Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). |
|
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICODIAGNÓSTICO | 72 h |
O processo de Avaliação Psicológica: conceitos, objetivos e aspectos éticos. Contextos tradicionais e emergentes de uso da Avaliação psicológica (clínica, escola e organizações, jurídica, esporte, trânsito, entre outros). Planejamento da Avaliação Psicológica: seleção de testes e técnicas de avaliação psicológica, integração dos dados e entrevista devolutiva. Tipos e contextos de Entrevista Psicológica. Documentos decorrentes da avaliação psicológica. O processo psicodiagnóstico nas diferentes faixas etárias: criança, adolescente e adulto. |
|
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE | 72 h |
Análise histórica da conceitualização e das teorias da personalidade. Variáveis biológicas, ambientais e sociais que afetam o desenvolvimento, a estruturação e a formação da personalidade. Teorias da personalidade: psicanalítica, humanista, comportamental e existencial. Campo de atuação da psicologia da personalidade. Avaliação psicológica da personalidade. |
|
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 72 h |
Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem |
|
PSICOMOTRICIDADE | 72 h |
Fundamentação teórica sobre a história da psicomotricidade. Elementos de base da psicomotricidade, desenvolvimento e avaliação psicomotora. Teoria e prática da Educação. Reeducação, Clínica e Terapia psicomotoras. Influência da neurologia e da psicanálise na psicomotricidade e suas atuações grupais e individuais. Abordagens pluridimensionais da psicomotricidade na gerontomotricidade e na educação Especial. A afetividade na prática psicomotora. |
|