Objetivos
Qualificar e capacitar o profissional para atuar com a docência na infância, planejando, desenvolvendo e acompanhando ações que objetivem o desenvolvimento integral dos estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, respeitando as individualidades das crianças.
O curso é destinado a educadores, professores, pedagogos, gestores, coordenadores e demais profissionais que atuam na área da educação.
Pós Graduação 100% EaD - faça no seu tempo e aonde quiser!
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
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1. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 90H |
O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e tendências. |
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2. EDUCAÇÃO INFANTIL | 90H |
Definição de infância. História da educação. Criança como sujeito histórico crítico. Aspectos legais que amparam a criança. Afetividade e infância. Didática na infância. O professor na educação infantil. Aspectos nutricionais e culturais na educação infantil. Educação infantil X família. |
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3. DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DA APRENDIZAGEM | 90H |
Desenvolvimento motor. Habilidades motoras rudimentares. Equilibração e manipulação. Crescimento e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Aprendizagem motora. Transferência de Aprendizagem. |
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4. NEUROCIÊNCIAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - JOGOS, BRINCADEIRAS E DIDÁTICA APLICADAS A NEUROEDUCAÇÃO | 90H |
Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem. |
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