PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Objetivos

Habilitar profissionais em nível de pós-graduação Lato Sensu para atuar na Educação Escolar, explorando a relação entre alfabetização e letramento e suas implicações no processo de aquisição da língua oral e escrita, os diferentes conceitos metodológicos e avaliativos na aprendizagem dos alunos.


Público Alvo


O curso é destinado a profissionais graduados, interessados em desenvolver seus conhecimentos e contribuírem com a construção de novas ações metodológicas para os processos de alfabetização e letramento.


Disciplinas

• Fundamentos da Alfabetização e Letramento

• Alfabetização e Abordagem Fônica

• Alfabetização da Linguagem Escrita

• Alfabetização de Jovens e Adultos

• Alfabetização da Matemática

• Literatura Infanto-Juvenil e o Contar Histórias

• Ludicidade, Jogos e Recreação

• Avaliação dos Processos de Alfabetização e Letramento



Pós Graduação 100% EaD - faça no seu tempo e aonde quiser!

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
1. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 90H

O conceito de Alfabetização. A prática alfabetizadora e os processos de apropriação da língua escrita. Métodos de alfabetização. Novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e da escrita: a psicogênese da língua escrita. Estratégias de leitura. Letramento. A linguagem lúdica da criança em relação a sua classe social.

2. FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS 90H

Fonética e Fonologia: diferenças. Classificação dos fonemas da língua: vogal, consoante, semivogal. Estudo do sistema fonológico do português: segmentos, supra-segmentos, processos e sílabas. Os alofones, variação, neutralização e arquifonema. A relação entre os estudos da fonética e da fonologia e o ensino da língua.

3. LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE PORTUGUÊS 90H

Teorias de Linguística Aplicada que subsidiam o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, na formação dos profissionais de Letras.

4. METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 90H

A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Linguagem e história. As diferentes formas de expressão e comunicação. Natureza, etapas e características da linguagem oral e escrita. Estudo dos processos de desenvolvimento, aquisição e utilização da linguagem oral e escrita na criança. Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Articulação da língua falada e língua escrita. Produção oral e escrita. Geração de textos criativos. Desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, metodologia e estratégias específicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a língua portuguesa. Integração com as demais áreas de conhecimento.