Objetivos
Habilitar profissionais em nível de pós-graduação Lato Sensu para atuar na Educação Escolar, explorando a relação entre alfabetização e letramento e suas implicações no processo de aquisição da língua oral e escrita, os diferentes conceitos metodológicos e avaliativos na aprendizagem dos alunos.
O curso é destinado a profissionais graduados, interessados em desenvolver seus conhecimentos e contribuírem com a construção de novas ações metodológicas para os processos de alfabetização e letramento.
Pós Graduação 100% EaD - faça no seu tempo e aonde quiser!
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
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1. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 90H |
O conceito de Alfabetização. A prática alfabetizadora e os processos de apropriação da língua escrita. Métodos de alfabetização. Novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e da escrita: a psicogênese da língua escrita. Estratégias de leitura. Letramento. A linguagem lúdica da criança em relação a sua classe social. |
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2. FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS | 90H |
Fonética e Fonologia: diferenças. Classificação dos fonemas da língua: vogal, consoante, semivogal. Estudo do sistema fonológico do português: segmentos, supra-segmentos, processos e sílabas. Os alofones, variação, neutralização e arquifonema. A relação entre os estudos da fonética e da fonologia e o ensino da língua. |
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3. LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE PORTUGUÊS | 90H |
Teorias de Linguística Aplicada que subsidiam o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, na formação dos profissionais de Letras. |
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4. METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | 90H |
A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Linguagem e história. As diferentes formas de expressão e comunicação. Natureza, etapas e características da linguagem oral e escrita. Estudo dos processos de desenvolvimento, aquisição e utilização da linguagem oral e escrita na criança. Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Articulação da língua falada e língua escrita. Produção oral e escrita. Geração de textos criativos. Desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, metodologia e estratégias específicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a língua portuguesa. Integração com as demais áreas de conhecimento. |
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