PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE


Objetivos
O curso de especialização lato-sensu em Educação Inclusiva e Diversidade visa preparar o aluno para ser um agente de transformação da consciência de inclusão e da diversidade étnica, cultural, religiosa e de orientação sexual, assumindo um importante papel na disseminação do respeito às diferenças.


Público Alvo

O curso é indicado para quem trabalha na área de educação ou em licenciatura de qualquer matéria escolar no campo da educação infantil, EJA (educação de jovens e adultos), ensino fundamental, médio e superior. Este curso não exige pré-requisitos em termos de conhecimentos técnicos.


Conteúdo programático

EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DA APRENDIZAGEM TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA


DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA 72 H

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 72 H

Introdução à Educação Étnico-Racial. Fundamentos legais para Educação das Relações Étnico-Raciais. Histórias, culturas e sociedades africanas. O negro na sociedade brasileira. Literatura africana e afro-brasileira. Relações raciais no Brasil com recorte racial. Contribuições da matriz africana nas artes brasileiras. Resistência negra no Brasil. Literatura africana e afro-brasileira. Arte e cultura africana e afro-brasileira. Culturas indígenas no Brasil. Metodologia de Ensino em Educação para as relações étnico-raciais. Raça, currículo e práxis pedagógica.

DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DA APRENDIZAGEM 72 H

Desenvolvimento motor. Habilidades motoras rudimentares. Equilibração e manipulação. Crescimento e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Aprendizagem motora. Transferência de Aprendizagem.

TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM 72 H

Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.

TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA 72 H

Principais transtornos psicopatológicos na infância e adolescência. Transtornos da aprendizagem. Transtornos das habilidades motoras. Transtornos da comunicação (linguagem). Transtorno do déficit de atenção-hiperatividade. Transtornos do Comportamento Disruptivo. Transtornos Depressivos na Infância. Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo Infantil). Transtornos de Tique. Transtornos da Excreção. Transtornos de Ansiedade na Infância. Fobias específicas e Fobia social.