Objetivos
Oportunizar formação para profissionais de educação e demais áreas integrando conhecimentos neurocientíficos e educacionais visando aprimorar o entendimento acerca dos mecanismos neurais relativos ao ensino e ao aprendizado.
O curso é destinado a educadores, professores, pedagogos, gestores, coordenadores e demais profissionais que atuam na área da educação.
Pós Graduação 100% EaD - faça no seu tempo e aonde quiser!
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
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1. METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | 90H |
A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Linguagem e história. As diferentes formas de expressão e comunicação. Natureza, etapas e características da linguagem oral e escrita. Estudo dos processos de desenvolvimento, aquisição e utilização da linguagem oral e escrita na criança. Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Articulação da língua falada e língua escrita. Produção oral e escrita. Geração de textos criativos. Desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, metodologia e estratégias específicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a língua portuguesa. Integração com as demais áreas de conhecimento. |
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2. DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DA APRENDIZAGEM | 90H |
Desenvolvimento motor. Habilidades motoras rudimentares. Equilibração e manipulação. Crescimento e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Aprendizagem motora. Transferência de Aprendizagem. |
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3. NEUROCIÊNCIAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - JOGOS, BRINCADEIRAS E DIDÁTICA APLICADAS A NEUROEDUCAÇÃO | 90H |
Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem. |
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4. TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM | 90H |
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem. |
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