PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Objetivos

Oportunizar formação para profissionais de educação e demais áreas integrando conhecimentos neurocientíficos e educacionais visando aprimorar o entendimento acerca dos mecanismos neurais relativos ao ensino e ao aprendizado.


Público Alvo


O curso é destinado a educadores, professores, pedagogos, gestores, coordenadores e demais profissionais que atuam na área da educação.


Disciplinas

• Estudo histórico da ludicidade.

• Concepções e origem dos jogos e brincadeiras

• O significado do lúdico como prática cultural.

• O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação.

• O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização.

• O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil.

• Brincar com papeis de faz-de-conta.

• A imitação no processo de aprendizagem. 

• Desenvolvimento neuropsicomotor e da aprendizagem.

• Metodologia do ensino da língua portuguesa.

• Transtornos e distúrbios da aprendizagem.



Pós Graduação 100% EaD - faça no seu tempo e aonde quiser!

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
1. METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 90H

A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Linguagem e história. As diferentes formas de expressão e comunicação. Natureza, etapas e características da linguagem oral e escrita. Estudo dos processos de desenvolvimento, aquisição e utilização da linguagem oral e escrita na criança. Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Articulação da língua falada e língua escrita. Produção oral e escrita. Geração de textos criativos. Desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, metodologia e estratégias específicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a língua portuguesa. Integração com as demais áreas de conhecimento.

2. DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DA APRENDIZAGEM 90H

Desenvolvimento motor. Habilidades motoras rudimentares. Equilibração e manipulação. Crescimento e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Aprendizagem motora. Transferência de Aprendizagem.

3. NEUROCIÊNCIAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - JOGOS, BRINCADEIRAS E DIDÁTICA APLICADAS A NEUROEDUCAÇÃO 90H

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.

4. TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM 90H

Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.