PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Objetivos

Qualificar e capacitar o profissional para atuar com a docência na infância, planejando, desenvolvendo e acompanhando ações que objetivem o desenvolvimento integral dos estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, respeitando as individualidades das crianças. 


Público Alvo


O curso é destinado a educadores, professores, pedagogos, gestores, coordenadores e demais profissionais que atuam na área da educação.


Disciplinas

• Definição de infância. História da educação.

• Criança como sujeito histórico crítico.

• Aspectos legais que amparam a criança.

• Afetividade e infância.

• Didática na infância.

• O professor na educação infantil.

• Aspectos nutricionais e culturais na educação infantil.

• Educação infantil X família.

• Desenvolvimento neuropsicomotor e da aprendizagem.

• Fundamentos da educação.

• Neurociências e as práticas pedagógicas: jogos, brincadeiras e didática aplicadas a neuroeducação.



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DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
1. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 90H

O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e tendências.

2. EDUCAÇÃO INFANTIL 90H

Definição de infância. História da educação. Criança como sujeito histórico crítico. Aspectos legais que amparam a criança. Afetividade e infância. Didática na infância. O professor na educação infantil. Aspectos nutricionais e culturais na educação infantil. Educação infantil X família.

3. DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DA APRENDIZAGEM 90H

Desenvolvimento motor. Habilidades motoras rudimentares. Equilibração e manipulação. Crescimento e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. Aprendizagem motora. Transferência de Aprendizagem.

4. NEUROCIÊNCIAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - JOGOS, BRINCADEIRAS E DIDÁTICA APLICADAS A NEUROEDUCAÇÃO 90H

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.