O Professor como Gestor da Sala de Aula


Objetivos
Abordagem da temática das Práticas Pedagógicas e Gestão da Sala de Aula


Público Alvo

Professores polivalentes regentes de turmas do Ensino Fundamental I


Conteúdo programático

• Interpretar como funciona a escrita. • Explicar a prática da produção textual pelas crianças. • Analisar a produção de textos na escola. • Reconhecer a interferência da tecnologia no desenvolvimento da escrita. • Interpretar as relações entre Filosofia e as tendências pedagógicas. • Identificar, compreender e diferenciar as tendências pedagógicas da linha liberal. • Identificar as tendências pedagógicas da linha progressista. • Interpretar e diferenciar as tendências pedagógicas da linha progressista. • Interpretar como se deu, historicamente, o processo de construção de práticas de avaliação da aprendizagem. • Distinguir verificação de avaliação da aprendizagem. • Explicar a avaliação como materialização de uma visão de mundo, de sociedade e de escola. • Identificar os fundamentos epistemológicos que amparam os novos paradigmas da avaliação da aprendizagem. • Classificar os principais instrumentos de avaliação. • Analisar propostas alternativas de avaliação da aprendizagem. • Desenvolver instrumentos de avaliação. • Investigar o papel do erro no processo de ensino-aprendizagem.