Práticas Pedagógicas da Alfabetização e Letramento e da Matemática


Objetivos
Abordagem da temática das Práticas Pedagógicas da Alfabetização, do Letramento e da Matemática, com ênfase nas aprendizagens desejáveis para o 2º ano do ensino fundamental


Público Alvo

Professores polivalentes, regentes de turmas de 2º ano do Ensino Fundamental


Conteúdo programático

• Identificar tópicos importantes acerca das intenções de alfabetizar o indivíduo na sua totalidade. • Interpretar os novos pontos de vista no processo de ensino-aprendizagem e na aquisição de leitura e de escrita. • Interpretar as concepções empiristas e as sociointeracionistas e compreender os impactos delas no ambiente educacional. • Reconhecer as principais estratégias de leitura com as crianças no processo de alfabetização. • Conhecer e compreender a construção de conceitos básicos matemáticos e a análise de materiais didáticos a partir de uma perspectiva sócio-histórica contextualizada. • Conhecer e discutir a concepção do ensino de Matemática, analisando as tendências atuais. • Conhecer os objetivos, os conteúdos, as orientações didáticas e a avaliação em Matemática para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. • Promover o acesso ao conhecimento de estratégias de ensino, bem como ao uso de materiais didáticos para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.