Práticas Pedagógicas que estimulam a aprendizagem na Alfabetização


Objetivos
Abordagem da temática das práticas Pedagógicas da Alfabetização, do Letramento e da Matemática, com ênfase nas aprendizagens.


Público Alvo

Professores polivalentes regentes de turmas de 1º ano do Ensino Fundamental


Conteúdo programático

• Descrever o conceito sobre a aquisição da linguagem escrita por meios filosóficos e teóricos. • Construir conhecimentos específicos através dos processos que permeiam a apropriação da língua escrita. • Interpretar como são utilizados os métodos de alfabetização e quais suas principais característica. • Reconhecer as estratégias da leitura como parte integrante no processo de formação do indivíduo. • Refletir sobre o uso de jogos e brincadeiras na resolução de problemas e no desenvolvimento do raciocínio lógico e exploração de ideias matemáticas. • Compreender e aplicar em diferentes contextos os conceitos básicos da Matemática. • Analisar o uso da literatura infantil como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. • Refletir sobre o uso de materiais concretos e manipuláveis diversos para estimular o raciocínio lógico e a curiosidade no aprendizado da Matemática.