TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM


Objetivos
Este curso visa interpretar os processos fundamentais de aprendizagem, diferenciando transtorno, distúrbio e dificuldade de aprendizagem, e assim, refletir sobre o processo de inclusão de pessoas com dificuldades de aprendizagem. Ensinando a reconhecer e identificar as características e especificidades do Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDA/H e Transtorno de oposição desafiante – TOD, Dislexia, Disgrafia e Discalculia. Explicando os limites da atuação da psicopedagogia, conceituando essa área.


Público Alvo

Docentes, coordenadores, estudantes de letras e interessados em educação de um modo geral.


Conteúdo programático

Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.