BNCC da Fundamentação a Prática


Objetivos
Propiciar aos profissionais de Educação de diferentes níveis um estudo sobre a importância da Base Nacional Comum Curricular com foco no componente curricular Língua Portuguesa e Matemática. Analisar e refletir sobre os desafios e possibilidades que a BNCC representa aos docentes, com vistas a uma educação de qualidade.


Público Alvo

Docentes, coordenadores, estudantes de pedagogia e interessados em educação de um modo geral


Conteúdo programático

Modulo I – BNCC, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - A BNCC, seus marcos legais, fundamentos pedagógicos e os objetivos de aprendizagem no que concerne à leitura e à escrita. Modulo II - LÍNGUA PORTUGUESA E A BNCC – Contexto histórico, marcos legais, estrutura e implementação da BNCC; O que é currículo?; A BNCC e os PCN; Os fundamentos pedagógicos e as dez competências gerais da BNCC; O componente curricular Língua Portuguesa. Modulo III – METODOLOGIA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ALFABETIZAÇÃO - sugestões da BNCC sobre a partir de qual concepção devem ser desenvolvidas as práticas de alfabetização: sequências didáticas. Modulo IV - MATEMÁTICA E A BNCC - O número fracionário em seus diferentes contextos e associar os fatos matemáticos fundamentais às diferentes situações representativas do mundo que nos cerca; O papel do resto na divisão na perspectiva da natureza da grandeza envolvida, discreta ou contínua; Investigação e analise de situações-problemas que envolvam as ideias fundamentais da fração, bem como, dos significados da divisão – repartição equitativa e medidas; Significados da divisão; Resto como elemento ou não de interferência no quociente; Grandezas discretas e contínuas.


Ma Roberta Maria de Souza Piovezan
Ma Roberta Maria de Souza Piovezan Doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestra em Língua Portuguesa (PUC-SP), especialista em Gestão da Educação Pública (UNIFESP/UAB), graduada em Letras e Pedagogia. Atualmente secretária-adjunta municipal de Educação de Itapevi e professora efetiva da rede estadual de ensino.




Esp. Sibylla Maria Heras Galvez
Esp. Sibylla Maria Heras Galvez Graduada em Pedagogia, Docência Plena pela Faculdade de Mato Grosso do Sul – FIFASUL. Graduada em Licenciatura plena em Matemática, com ênfase na elaboração de materiais de apoio que promovam a estruturação lógica do pensamento criativo matemático. Professora nas turmas do 5º ano e 6º ano e no curso de pós- graduação em Educação Matemática.