RECURSO PEDAGÓGICO E TERAPÊUTICO


Objetivos
Descrever a docência da disciplina “Arte”, associando a arte com a Educação Infantil; arte e inclusão; e linguagem artística e a poesia. E, assim, explicando as noções teóricas da poesia e do teatro por meio do gênero lírico e dramático.


Público Alvo

Docentes, coordenadores, estudantes de letras e interessados em educação de um modo geral.


Conteúdo programático

Arte como um processo de construção da história e cultura da humanidade. A arte como objeto de conhecimento. A arte como representação imaginária da cultura. A arte como meio de inclusão social. O desenvolvimento da percepção de mundo através das diferentes expressões artísticas. Vivência e processos didático-pedagógico para a iniciação musical e para a dança: sensibilização sonora, caráter expressivo e forma musical, trabalho de conscientização corporal e rítmica. As artes visuais e a prática pedagógica: utilização da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção e outras. A criança e a dramatização: as modalidades de artes cênicas, a escolha de textos, a montagem e a encenação de peças.