NEUROCIÊNCIAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS JOGOS BRINCADEIRAS E DIDÁTICA APLICADA A NEUROEDUCAÇÃO


Objetivos
Explicar a história da ludicidade e a importância do faz de conta na infância. Identificando os aspectos históricos do lúdico, a origem dos jogos e brincadeiras, as diferenças entre brincar livre e brincar coordenado, a importância do jogo simbólico para a criança, quais são adequados às faixas etárias e seus tipos. Apontando, como ensinar de forma lúdica, e o que ocorre no cérebro durante as brincadeiras


Público Alvo

Docentes, coordenadores, estudantes de pedagogia e interessados em educação de um modo geral.


Conteúdo programático

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.