DIVERSIDADE DE METODOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM DA LINGUA PORTUGUESA


Objetivos
Interpretação dos fundamentos epistemológicos, históricos e metodológicos, dos fenômenos da variação linguística e da fonologia, e como funciona a escrita. Além de, analisar o funcionamento da fala e da leitura, a produção de textos na escola, o papel dos jogos e brincadeiras no ensino de Língua Portuguesa. Apontando o processo de avaliação de aprendizagem para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, e reconhecer a interferência da tecnologia no desenvolvimento da escrita.


Público Alvo

Docentes, coordenadores, estudantes de pedagogia e interessados em educação de um modo geral.


Conteúdo programático

A centralidade da linguagem no desenvolvimento infantil, no processo de construção do conhecimento e na elaboração das propostas pedagógicas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Linguagem e história. As diferentes formas de expressão e comunicação. Natureza, etapas e características da linguagem oral e escrita. Estudo dos processos de desenvolvimento, aquisição e utilização da linguagem oral e escrita na criança. Aquisição e desenvolvimento da linguagem. Articulação da língua falada e língua escrita. Produção oral e escrita. Geração de textos criativos. Desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, metodologia e estratégias específicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a língua portuguesa. Integração com as demais áreas de conhecimento.