ENSINO E PRÁTICA NO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS


Objetivos
Conhecer e compreender a construção de conceitos básicos matemáticos e a análise de materiais didáticos a partir de uma perspectiva sócio-histórica contextualizada, os objetivos, os conteúdos, as orientações didáticas e a avaliação em Matemática para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, discutindo a concepção do ensino de Matemática, e analisando as tendências atuais.


Público Alvo

Docentes, coordenadores, estudantes de pedagogia e interessados em educação de um modo geral.


Conteúdo programático

Significado de medida e a sua utilização a partir de situações-problema expressas no contexto social e em outras áreas do conhecimento; procedimentos que a criança desenvolve frente à percepção espacial e na identificação das formas geométricas espaciais e planas; selecionar e aplicar atividades de natureza ex¬ploratória e investigativa, capazes de incrementar as práticas pedagógicas no ensino da Geometria; fundamentos e métodos do ensino da Geometria; uso de jogos e brincadeiras na resolução de problemas e no desenvolvimento do raciocínio lógico e exploração de ideias matemáticas; Compreender e aplicar em diferentes contextos os conceitos básicos da Matemática; Analisar o uso da literatura infantil como um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.